Telefone
(54) 3045-8700

Hospital Pronto Clínicas » Sem categoria » ANS lança guia para usuários de planos de saúde
 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar o Guia Prático e Guia de Bolso sobre Planos de Saúde, com o objetivo de esclarecer dúvidas de usuários e de quem deseja contratar um plano pela primeira vez. Os dois guias podem ser acessados pela internet, através do endereço eletrônico www.ans.gov.br.

As principais orientações são sobre cuidados na hora de contratar o plano, serviços que devem ser oferecidos pelas operadoras, prazo de carência, marcação de consultas, internações e reajuste das mensalidades. Assuntos aos quais o consumidor deve ficar atento, assim como à rede conveniada, sendo hospitais, médicos e clínicas, e valores diferenciados, conforme a idade.

Entre as dicas para quem vai contratar um plano de saúde pela primeira vez, o guia sugere que o usuário avalie as necessidades de quem vai usar os serviços do plano, como quantas pessoas, quais as condições de saúde e tipo de atendimento que possam precisar, idade, em que locais será necessário ter o atendimento disponível e quanto é possível pagar.

Para isso existem diversos segmentos de plano: ambulatorial (para consultas, pré-natal, exames e cirurgias sem internação); hospitalar (internação); odontológico; ambulatório + hospitalar ou plano de referência. Ainda segundo o guia, o consumidor deve se informar sobre as faixas de idade e as escolhas determinantes para definir o preço final do plano.

Além disso, deve saber que há planos que cobram um valor fixo por mês, com ou sem a utilização dos serviços. Outros planos de saúde cobram mensalidade menor, mas acrescentam um valor adicional a ser pago a cada atendimento, consulta ou exame realizados. Outra dica é pesquisar e comparar opções de planos através da ANS, que possui dados de contratos, avaliações e qualidade das empresas, e, antes de assinar o contrato, verifique se a empresa escolhida tem registro na ANS. Para isso, basta o usuário consultar o endereço eletrônico ou ligar no 0800 701 9656.

Mensalidade e prazos

Ao realizar a contratação, o usuário deve ter acesso: à cópia do contrato assinado; ao manual de relação dos profissionais, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados; na carteirinha deve conter nome, empresa, registro na ANS e número ou nome do plano. O reajuste de mensalidades só acontece quando o usuário muda de faixa etária, ou seja, completa idade que ultrapasse o limite da faixa etária na qual se encontrava antes, e uma vez por ano, na data de aniversário do contrato.

A agência alerta que os principais prazos máximos de atendimento são de até sete dias úteis para consulta básica de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, de até 14 dias para as demais especialidades. Para exames em laboratórios de análises clínicas em regime ambulatorial, o prazo é de três dias, e de internação é de até 21 dias úteis. Já para casos de urgência e emergência, o atendimento deve ser imediato.

Fonte
JB


Imprimir
Gerar PDF
Avalie esta notícia › 12345
Loading ... Loading ...